Movimente-se durante a gravidez!

13/0700:03Agência Estado

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Movimente-se durante a gravidez! Por Aléssio Calil Mathias* São Paulo, 09 (AE) – Foi-se o tempo em que a grávida precisava ficar quase em repouso. Hoje, já comprovamos que se a mãe se mantém ativa e saudável, ela faz bem para o bebê e para si mesma.

O exercício não precisa ser proibido. O importante é avaliar qual atividade combina com cada momento da gravidez.

A atividade física é importante em qualquer ciclo da vida e, Em relação às gestantes, não seria diferente, pois ela traz benefícios como melhora da circulação sanguínea, funcionamento do intestino, controle do peso além de um bem-estar geral. É de suma importância a prática da atividade física durante o pré-natal, pois, desta forma, a gestante ganha menos peso, melhora a atividade cardio-circulatória e, ainda previne quadros como diabetes gestacional e doença hipertensiva específica da gestação. Devemos levar em consideração algumas exceções, onde é proibida a atividade física, como placenta baixa, descolamento placentário, sangramentos, trabalho de parto prematuro, dentre outras razões médicas.

Se a mulher já é praticante de alguma atividade física antes mesmo da gravidez, o seu corpo já está condicionado para fazer este esforço durante a gestação. Já o contrário, iniciar a prática de uma atividade física durante a gestação pode não ser recomendável. Para as mamães que não tinham o hábito de praticar atividades físicas antes da gravidez, minha recomendação é a prática de hidroginástica, ioga, pilates, mas somente após completar o primeiro trimestre de gestação.

Atividades como hidroginástica, ioga e pilates são bastante indicadas para gestantes, pois não se tratam de exercícios de impacto, além de trabalharem a mente e o controle da ansiedade das mães. Estudos revelam também que a hidroginástica agrada aos bebês, além de contribuírem de forma positiva para o parto. Caminhar também melhora a função cardio-respiratória.

Já quando a mulher é habituada a praticar alguma atividade física, não há empecilho em dar continuidade ao processo durante a gestação. Muitas vezes, mesmo que iniciem a atividade física durante o pré-natal e não apresentando intercorrências, as gestantes também podem ser orientadas a continuar. É obvio que sempre acompanhada por um profissional. Como cada caso é único, a melhor opção é sempre consultar o seu obstetra antes de iniciar a prática de exercícios.

(*) Dr. Aléssio Calil Mathias é ginecologista, obstetra e diretor da Clínica Genesis, em São Paulo – http://www.clinicagenesis.com.br

(**) O conteúdo dos artigos médicos é de responsabilidade exclusiva dos autores.

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2 pensamentos sobre “Movimente-se durante a gravidez!

  1. Drº Paulo uma duvida!?!?! A partir de quando a gestante pode solicitar a licença maternidade?? por exemplo, grávidas que andam de ônibus lotado, com uma barriga muito grande é praticamente impossível esta todos os dias enfrentando a rua, e estas conduções, pergunto porque vi o barrigão da minha amiga e me perguntei por que ela ainda não esta em casa e sim enfrentando o mesmo que eu para chegar ao trab…

    • A licença maternidade pode ser solicitada a partir do último mês de gestação, ou seja, na 36a semana de gravidez. O atual período de afastamento é de 120 (cento e vinte) dias, todo ele remunerado.

      A lei que prorroga o período de afastamento para 180 (cento e oitenta) dias, já foi sancionada pelo Presidente da República, entretanto, devido a Lei de Responsabilidade Fiscal, a análise do impacto tributário só estará finalizada em 2010.

      Abraços…

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