Uso de Ácido Fólico

Queridas pacientes,

Por incrível que pareça, os cuidados com a gravidez devem começar muito antes da grande satisfação de receber o resultado positivo do beta-hCG. Iniciam-se sim quando surge a vontade de ser mãe, quando se identifica o momento de exercer o dom mais divinal do ser humano – a maternidade.

Os cuidados que antecedem a gestação visam promover a saúde e o bem estar da mãe e do futuro bebê. Dentre tantos, um de grande impacto no desenrolar saudável da gravidez está no uso do ácido fólico.

Com grandes evidências científicas, a ingestão suplementar de ácido fólico nos dois meses anteriores à gravidez visa previnir o aparecimento de defeitos do tubo neural no feto.

Esse grupo de anomalias é ocasionado pelo fechamento precoce e incompleto da placa neural (precursora do sistema nervoso central), traduzindo-se em pertubações do encéfalo e da medula.

Baixos níveis de folato circulantes no organismo materno nas três ou quatro primeiras semanas de gestação são pre-disponentes para o desenvolvimento das anomalias citadas.

O uso do ácido fólico pré-concepcional deve-se ao fato de que muitas vezes o diagnóstico da gestação acontece após o seu primeiro mês, ou seja, tarde demais para os maiores benefícios de tal suplementação.

Portanto, o início anterior à gravidez visa surpreender essa faixa de tempo gestacional tão precoce , garantindo assim maior eficácia.

As doses habituais recomendadas para a maioria das pacientes são da ordem de 400 mcg ao dia, podendo chegar a cinco miligramas diárias a depender das patologias maternas associadas e uso de medicações. A recomendação atual da suplementação de ácido fólico para a prevenção dos defeitos do tubo neural vai até a 12a semana de gravidez.

Cabe ao ginecologista prescrever o ácido fólico para todas as pacientes que decidem interromper o uso do método contraceptivo e para todas com vida sexual ativa e que não utilizem anticoncepcional.

Saudações.

Dr. Paulo Gomes Filho

Anúncios

5 pensamentos sobre “Uso de Ácido Fólico

  1. Dr. Paulo,

    Ácido Fólico após o 3o mes é prejudicial? estou no sexto mês e tomo uma vitamina (materna) que contem.

    abs.

    • A suplementação de ácido fólico é obrigatória até o terceiro més de gestação. A partir daí, deve-se avaliar a necessidade. A anemia megablástica é uma patologia que requer o uso de ácido fólico, bem como a flacemia. Entretanto, não há comprovação científica de malefícios relacionados ao uso de ácido fólico após o período gestacional recomendado.

  2. Drº Paulo Preciso saber de uma coisa, este noite tive uma terrível caimbra na perna, e até mancando estou por causa disso, queria saber o que causa caimbras musculares e o que posso fazer para evitar?!?!?!

    • As câimbras são sintomas comuns a 30% das gestantes e são mais comuns à noite. Acontecem mais comumente nas panturrilhas ao final da gravidez.

      Isso se deve a maior carência de alguns nutrientes como a vitamina B1, cálcio, magnésio e potássio.

      Suplementos com os elementos mencionados têm resultados duvidosos, por isso não são recomendados.

      Algumas dicas são:

      – Manter uma dieta balanceada;
      – Comer algum alimento salgado antes de dormir;
      – Comer banana: potássio presente na fruta.
      – Alongar os músculos sempre que possível, principalmente a região das panturrilhas;
      – Evitar sentar com as pernas cruzadas.
      – No momento da crise, solicitar massagem na região afetada e movimentos de flexão e extensão dos pés.

      Um grande abraço!

      Dr. Paulo Gomes Filho

  3. Dr. Paulo,

    que Deus continue te abençoando e que suas mãos ajudem cada vez mais mães a darem a luz a bebês lindos e saudáveis.

    Beijos de Rafinha, Manoel e Rita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s